terça-feira, 29 de agosto de 2017

1- A UFSB me auxiliou em ...

A UFSB  é uma universidade , que tem o ensino diferente e que mudou minha rotina em geral, essa universidade me faz  dedicar  na minha vida estudantil  diariamente , me fez ate pensar mudar de curso que tinha em mente ,  pois me passou um ensino que nunca tinha aprendido durante meu ensino fundamental e ensino médio, estou aprendendo muito e tenho muito que aprender ainda. Bom em relação a  formação universitária, acho que me formar em uma universidade federal pra me é um sonho além de estudar em uma universidade publica que é um desejo de muitos que desejam se formar , estou fazendo parte de um modelo de universidade sobre a qual se espelha no modelo em que Paulo Freire quis passar para o nosso pais , me sinto  lisonjeada de fazer parte dessa universidade. 

2- Universidades do mundo ocidental- 
Aprendi que a universidade ocidental , começou dentro da igreja , e não eram moças e rapazes e sim senhores que pagavam por ensino , naquela epóca a prioridade era quem tinha dinheiro , os pobres ficavam de fora, o primeiro curso criado foi o Direito , alguns filósofos foram perseguidos por da aulas em campos para os que não tinham condições naquele tempo. 

3-Modelo pluriversitario e contribuições para UFSB.
  Com base no livro o sistema pluriversitário é um conhecimento transdisciplinar que obriga um diálogo ou confronto, que se torna heterogêneo e adequado a ser produzidos em sistemas abertos e de organizações menos rígida e hierárquica. Então pelo que entendi a sociedade tem um papel fundamental, pois é a junção da universidade e sociedade , desse modo favorece a universidade pois possibilita o compartilhamento, com o público externo do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvida na instituição. É a articulação do conhecimento científico advindo do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social. E nisso a UFSB se encaixa pois  a extensão Universitária é, portanto, uma das funções sociais da Universidade como , que tem por objetivo o desenvolvimento social, projetos novos ,valores democráticos de igualdade de direitos , esse foi meu ponto de vista.

4-Contribuições de Paulo Freire para UFSB .
 O método de Paulo Freire era alfabetizar adultos e da a eles o privilégio se ter uma vida melhor  e ganhar com seu trabalho, ele alfabetizou 300 adultos em 45 dias , ele criou esse método novo em Pernambuco.Para ele os processos educacionais trazem o sujeito para o campo da opressão.Então para ele o professor e o aluno ,aprende um com o outro , como ele diz '' ninguém ensina nada a ninguém , mas as pessoas não aprendem sozinhas '' . E na UFSB não é diferente nos transfere um modelo de um método novo ,  onde possamos escolher nosso caminho .


5- Um pouco da vida de Anísio Teixeira
Anísio Texeira , foi um marco na educação brasileira, por implantar escolas públicas  ,isso levou em uma situação contraditória com o Estado, mas ele persistiu no seu sonho de implantar educação publica para todos . Ele trouxe ideias dos Estados Unidos onde fez pós graduação , foi inspirado no filosofo John Dewey .
E com isso , tem a defesa de uma escola pública, laica e obrigatória. Por isso ele diz que ''educação não é privilegio'' , educação é obrigatorio para todos .

6- Visita ao assentamento , trabalho final .
Tive uma experiência incrível ao visitar o MST, tinha uma visão e vi outro mundo na minha pespectiva, passei um conhecimento ensinando a forma de entrada na UFSB, as cotas ,auxílios, inclusão social entre outros,fizemos uma roda de bate papo com pais para passar aos filhos a importância de um ensino superior , eles ficaram  felizes pois pensavam que só estudava em um ensino superior pagando , mais infelizmente não sabiam que para ingressar tinham que ter se inscrito no Enem. Também aprendemos muito com eles , como são as plantas medicinais pelo os quais eles trabalham , a agricultura e a bravura que eles tem em lutar pelo seu ideal, foi uma troca de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário